Nesta terça-feira (18/3), um vídeo viralizou nas redes sociais, gerando grande revolta e preocupação em relação aos maus-tratos a animais em Conceição do Jacuípe. No entanto, nesta quarta-feira (19), diante da repercussão, a família de Alex Ferreira, homem que aparece no vídeo agredindo um animal, procurou o portal FALA GENEFAX para esclarecer a situação e expor a realidade de seu estado de saúde mental.
Maria Lúcia, irmã de Alex, explicou que ele sofre de transtornos mentais e que a família não compactua com os atos mostrados no vídeo. Segundo ela, Alex já foi um homem trabalhador, mas, devido a um quadro de depressão, desenvolveu esquizofrenia. Ele faz acompanhamento médico e toma medicações controladas.
“Eu peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos com o que ele fez, porque não é certo. A gente também não concorda com esse tipo de atitude, mas ele tem um transtorno mental. A mente da gente pode estar bem agora e, de repente, não estar. Não podemos julgar uma pessoa por um momento de crise, ” afirmou Maria Lúcia.
A irmã de Alex também relatou que ele já foi vítima de um caso de violência extrema, quando foi atacado com golpes de facão durante um desentendimento na época da pandemia. O ataque o deixou entre a vida e a morte e causou sequelas graves, como problemas no joelho e nas mãos.
A família tem buscado assistência psiquiátrica para Alex, mas enfrenta dificuldades com a falta de políticas de internação para pessoas com transtornos mentais. Segundo Maria Lúcia, ele é atendido pelo CAPES de Conceição do Jacuípe e já foi levado diversas vezes à colônia em Feira de Santana, mas os internamentos são recusados.
“Eles medicam e mandam para casa. Dizem que não estão mais internando. Mas como vamos cuidar de uma pessoa com esse problema se também temos nossa família e precisamos trabalhar? Falta suporte, ” desabafou.
Diante da impossibilidade de manter os animais em casa, a família está buscando lares responsáveis para os quatro cães que estavam sob os cuidados de Alex. Os interessados em adotar podem entrar em contato com o portal FALA GENEFAX através do WhatsApp: (75) 99190-1606.
“Não queremos que os animais sejam prejudicados. Estamos buscando pessoas que possam dar o carinho e os cuidados que eles merecem, ” finalizou Maria Lúcia.
A família reforça o pedido para que as pessoas não disseminem ódio contra Alex e busquem compreender a complexidade da saúde mental.