Durante visita a Feira de Santana nesta quarta-feira (30), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, autorizou a construção da 5ª etapa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e destacou os avanços do estado na área da saúde. Em um discurso emocionado e firme, o governador ressaltou que a Bahia vive uma verdadeira revolução na estrutura da saúde pública, com a entrega de 26 policlínicas regionais e a construção ou requalificação de mais de 30 hospitais desde a gestão do ex-governador Jaques Wagner.


Segundo Jerônimo, o Governo do Estado vem amadurecendo a atenção à média e alta complexidade, e agora é momento de fortalecer a atenção básica, papel fundamental dos municípios. “Se a gente não resolver a atenção básica, o Clériston resolve muito, mas não dá a sustentabilidade que queremos no SUS”, afirmou.


O governador também defendeu a união entre os poderes e os entes federativos, destacando a importância do trabalho conjunto entre prefeitos, deputados, vereadores e gestores de saúde. “É uma cadeia sucessória de pensamento. Um bota uma emenda, outro faz uma lei. Precisamos sentar juntos e ver o que está faltando em cada um dos 28 municípios do Portal do Sertão”, propôs, sugerindo uma reunião com prefeitos e a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, para traçar um plano estratégico de fortalecimento da rede básica.


Jerônimo também reforçou o compromisso do Estado com a regionalização da saúde, citando hospitais em construção em regiões como o CISAL, em Serrinha, e o Baixo Sul, em Valença, além da ampliação da cobertura do SAMU. “Cada pedrinha colocada nesse sistema único de saúde não é o governador que faz sozinho. É feito por todos: prefeitos, deputados, vereadores, gestores”, pontuou.


A fala do governador encerrou com um apelo por mais educação no trânsito e ações de prevenção a acidentes, destacando o impacto dos traumas nos hospitais e nas vidas das pessoas. Ele sugeriu a criação de campanhas educativas em parceria com escolas e secretarias municipais.


A agenda em Feira de Santana ainda incluiu a entrega de kits de proteção individual a catadores de materiais recicláveis e a participação no tradicional Bloco Zero Hora, que abre oficialmente a Micareta de Feira 2025.