Ainda não estaria definido o local exato da instalação da fábrica, que pode ser no antigo complexo da Ford, em Camaçari, ou em outro local disponibilizado pelo estado. As negociações para a compra da fábrica da Ford, fechada em 2021, não estariam concluídas. Na pauta da conversa entre Stella Li, Jerônimo e Lula, ontem em Brasília, além desse detalhe estaria o detalhamento do pacote de incentivos fiscais oferecido à fabricante, o que ainda não foi revelado.
Em entrevista ao A TARDE, ontem, durante o lançamento do Dolphin, Tyler Li, CEO da BYD no Brasil, afirmou que não há limite para o volume de investimentos do grupo no Brasil e afirmou que o Dolphin pode fazer parte da linha de produtos fabricados em solo nacional. Ele se esquivou de fazer o anúncio oficial da instalação da fábrica chinesa na Bahia e não confirmou se esse anúncio formal será feito na próxima terça. "Vamos investir e instalar nova fábrica no Brasil e estamos conversando com o governo da Bahia", desconversou. Segundo ele, a fábrica vai abastecer de carros elétricos o mercado da América do Sul.
A BYD confirmou novos investimentos de R$ 10 bilhões no Brasil, até 2025, segundo o Valor Econômico, mas no protocolo de intenções assinado com o governo do estado em outubro o montante anunciado foi de R$ 3 bilhões, com recursos da multinacional chinesa. Além de fabricar carros 100% elétricos na Bahia, a BYD vai produzir veículos híbridos plugin, chassis para caminhões e ônibus, e investir no processamento de lítio e ferro fosfato, segundo o protocolo.
A montadora chinesa é a maior produtora de veículos elétricos do mundo e tem uma fábrica em Campinas (SP), onde produz chassis de ônibus elétricos, e módulos fotovoltaicos para painéis de energia solar. Além da fábrica no interior paulista, a marca está presente, desde 2020, em Manaus (AM), onde opera uma fábrica para produzir baterias de fosfato de ferro-lítio.