Unidade deve gerar até 20 mil empregos até 2026 e representa a maior fábrica da BYD fora da China
A gigante chinesa BYD inaugurou oficialmente, nesta terça-feira (1º), sua primeira fábrica de automóveis no Brasil, localizada no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O evento marca um novo capítulo para a indústria automotiva nacional, com a produção local de veículos elétricos e híbridos da montadora que é líder global em novas tecnologias de mobilidade.
A fábrica foi instalada onde antes funcionava a unidade da Ford, desativada em 2021. Após 15 meses de obras e modernização completa da estrutura, com instalação de novas linhas de montagem, a BYD deu o pontapé inicial em sua produção no país. Apesar da inauguração, a montagem dos veículos neste primeiro momento ainda será parcial: as peças chegam da China e são montadas em Camaçari.
Durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e representantes da imprensa, a BYD anunciou que a planta baiana terá inicialmente capacidade para montar cerca de 12,5 mil carros por mês. Os primeiros modelos a serem produzidos são o Dolphin Mini, 100% elétrico, e o Song Plus, híbrido.
A CEO da BYD Américas, Stella Li, destacou a ambição da empresa em consolidar sua presença no Brasil. “Um em cada quatro veículos de nova energia vendidos mundialmente é da BYD. A nossa missão é resfriar o mundo em 1°C”, afirmou durante o evento.
A unidade de Camaçari começa com um galpão de 16 mil metros quadrados, mas a previsão é de expansão com mais dois galpões nos próximos anos. Até o fim de 2026, a montadora projeta fabricar até 300 mil veículos por ano no Brasil, incluindo carros, ônibus elétricos e baterias. A expectativa é que o complexo industrial gere cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos na região.
Neste primeiro momento, 508 vagas de emprego serão abertas e serão disponibilizadas através do Sine Bahia. A expansão gradual da operação permitirá a contratação em larga escala. “Em 2026, precisamos de um total de mais de 20 mil pessoas aqui. Esse será o maior complexo da BYD fora da China”, reforçou Stella Li, relembrando declarações feitas em dezembro do ano passado, durante visita às obras.
Inicialmente, a BYD estimava investir R$ 5,5 bilhões na instalação da fábrica no Polo Industrial de Camaçari. No entanto, com o crescimento acelerado da demanda por carros da marca no Brasil, o investimento foi ampliado para aproximadamente R$ 6,5 bilhões.
A chegada da BYD à Bahia representa não apenas a reocupação de um importante espaço industrial deixado pela Ford, mas também simboliza o avanço da transição energética e da mobilidade sustentável no Brasil.