O prefeito de Ichu, Gonzaga, destacou durante entrevista o compromisso com a recuperação da estrada que liga o município ao distrito de Juazeirinho, em Conceição do Coité. Segundo ele, serão 11 quilômetros de ligação, beneficiando diretamente Ichu, Coité e Juazeirinho.
“Inicialmente, a ideia era fazer de Coité até Juazeirinho. No momento, não temos condição de concluir até Ichu, mas entendemos que essa recuperação vai melhorar a economia dos três municípios. Ichu tem tudo para se tornar um entroncamento rodoviário, ligando Riachão do Jacuípe a Serrinha, além de Coité a Feira de Santana. Isso pode transformar nossa cidade em uma cidade próspera, com um crescimento invejado na região”, afirmou o prefeito.
Outro ponto importante destacado por Gonzaga foi o apoio do governador Jerônimo Rodrigues para a realização da primeira Expo Ichu, que acontecerá já no próximo final de semana.
“Nós não estamos ainda do jeito que gostaríamos, mas o governador vai dar suporte. Essa primeira edição é o pontapé inicial e no próximo ano vamos corrigir falhas para termos um ambiente ainda mais adequado”, disse.
O gestor explicou que a exposição já conta com alguns patrocínios, principalmente do Banco do Brasil, mas ainda de forma limitada diante dos custos do evento. Apesar disso, a expectativa é grande, principalmente pela participação de criadores de pequenos animais e produtores locais.
“Eu também vou expor alguns animais de leite, independente de vender ou não. Queremos fomentar o campo, despertar no homem do campo a importância de investir em raças diferentes e animais geneticamente melhorados. Para o próximo ano, pensamos em realizar um leilão de nível nacional, trazendo amigos e parceiros do segmento”, acrescentou Gonzaga.
A Expo Ichu 2025 acontecerá inicialmente na saída para Serrinha, logo após o final do canteiro central. Já a partir do próximo ano, o evento será sediado no novo Centro de Comercialização de Animais do município.