O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, anunciou nesta semana que a Micareta, uma das maiores festas populares da cidade, passará a ser realizada no mês de novembro a partir de 2026. A decisão, segundo ele, atende a pedidos de diferentes setores da sociedade e busca alinhar a festa com os interesses da população e da economia local.


“Aí realmente você mistura a política e a festa. E realmente essas pessoas têm razão. Têm razão de fazer isso, tá? Então, nós tomamos a decisão. Nós vamos em 2026 fazer da Micareta em novembro”, declarou o prefeito.


José Ronaldo destacou que a escolha da data oficial ainda será discutida com os principais envolvidos na organização e realização da festa. Ele ressaltou que não pretende impor um calendário sem diálogo.


“Qual a data? Eu vou decidir a data com as pessoas que fazem a Micareta. Com as pessoas que se envolvem na Micareta. Eu não posso aqui dizer que a data é essa. Eu tenho opiniões. Mas eu vou ouvir as pessoas. Eu vou escutar as pessoas, tá?”, explicou.


Segundo o prefeito, já na próxima semana será realizada uma reunião para debater o assunto com artistas, organizadores, representantes do comércio e outros segmentos da economia.


“Existem duas datas para o ano que vem muito boas. Eu não vou dizer tudo agora, mas preciso discutir. Eu vou discutir com a classe de artistas, com o comércio e com todos que fazem parte da festa. Muitos estão aqui e já estão convidados para essa conversa, que vai acontecer de hoje a oito, às cinco horas da tarde”, informou.


Ao reforçar o compromisso com o diálogo, José Ronaldo afirmou que o comércio terá papel central na decisão, uma vez que a Micareta movimenta fortemente a economia da cidade.


“Nós temos em Feira um comércio extraordinário, fantástico, e vamos conversar com esse segmento, assim como sempre fizemos, ouvindo todos os lados antes de definir a data final”, concluiu.